2 de agosto de 2010

Robô Violinista

O que é robótica? Ao menos na Wikipedia a definição é esta:
"A Robótica é um ramo da tecnologia  que engloba mecânica, eletrónica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adotada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários."
Quando vejo videos como este, me pergunto: Será que é só isso? Ou será que a robótica é isso até quando? Esse video é simplesmente impressionante. A perfeição com que o robô se movimenta para tocar o violino me chamou a atenção, pois em nada mais se parece com um simples robô.
O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov, na sua ficção "I, Robot" (Eu, Robô), de 1950. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro: Leis da robótica, que a seguir as reproduzo:
-1ª:Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.
-2ª:Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos,exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
-3ª:Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que,com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
Quem não assistiu ao filme "I,Robot"(Eu, Robô), assista. O filme(com Will Smith) é excelente, e retrata exatamente o que digo aqui, é algo para "nos preocuparmos". Tomara que nenhum robô se revolte e resolva quebrar as leis da robótica. :)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails