24 de agosto de 2010

Jogos atuais feitos para gerações anteriores - "Demakes"



Quem não gosta de um pouco de nostalgia, né? Comigo não é diferente. Vi um post no fórum do GamesBrasil que é entitulado "Como seriam os games da geração atual em um SNES?" e fiquei bem curioso, ao entrar fiquei surpreso e animado em ver tais reproduções. Imagino que as grandes empresas poderiam oferecer essas versões demakes em forma de código pra download pra quem compra jogos originais, aposto que seria uma ótima forma de ajudar no combate a pirataria, e tais jogos hoje em dia seriam feitos "com o pé nas costas" por eles(lembro o caso do NBA Jam, um clássico do basquete que terá um remake e que somente poderá ser jogado no PS3 e no Xbox360 - ou como um jogo normal pra quem tem o Nintendo Wii - por quem comprar o jogo "NBA Elite 2011" para os dois consoles, segundo o site da ESPN)
Fiquei curioso e pensei: "Quem fez isso? Será que são versões jogáveis ou alguém só quis ilustrar?". Fui procurar e descobri que se tratam de demakes, confesso que pra mim é um termo novo. Só conhecia o termo remake, que defino abaixo para depois definir o termo em questão.
Remake - é o nome de que comumente se dá a novas produções de filmes, telenovelas, jogos, seriados ou outras iniciativas do gênero de ficção. É quando se produz novamente uma história já conhecida do público e que já tivera uma produção anterior, ou mesmo mais de uma com ajustes mais modernos e tecnológicos.
Demake -  é um remake de game feito para parecer retrô, isto é, com cara de 16, 8 ou menos bits.
Entendeu? Não?! Então vamos pra lousa(brincadeira). Vou ilustrar abaixo que fica mais fácil entender o que é um Demake:
Batman Arkham Asylum - Versão original
Batman Arkham Asylum - Versão demake
Acho que assim ficou mais fácil de entender. Sigam abaixo algumas imagens de demakes(nem todos são jogáveis, alguns são apenas para ilustrar como seria se o game fosse desenvolvido para 8 ou 16 bits. Se quiser baixar pra conhecer o único que achei link foi o Left 4 Dead , que coloco abaixo um video do jogo demake):
Left 4 Dead



Bayonetta
Bioshock
Brutal Legend
Final Fantasy
Guitar Hero
Killzone
Mario Kart
Metal Gear
Metroid Prime
Mirror's Edge
Pikmin
Red Dead Redemption
Resident Evil
Smash Bros.
Soul Calibur
Left 4 Dead
Bom, estes são os demakes legais que encontrei, se o nome de algum estiver errado, por favor, me corrijam. Se souberem de mais e puderem me informar/passar, agradeço!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails