16 de agosto de 2010

Fórmula 1 - Infos gerais

A temporada 2010 da Fórmula 1 já passou da metade, mas se engana quem pensa que o título está decidido. Pelo menos não no mundo dos games. Dia 24 de Setembro de 2010 o jogo Fórmula 1 fará a sua reestréia nos consoles, e a sua estréia na geração atual(não considero o Wii pois o jogo está bem abaixo do que se espera da franquia, tanto é que o jogo não será lançado junto com Xbox360 e PS3. Também desconsidero a versão anterior do PS3 pois foi lançada próxima do lançamento do console, e não aproveitou o que esta geração pode oferecer). Abaixo duas das possíveis capas do jogo(Uma NTSC e outra PAL):


Pelos gameplays e fotos que foram exibidos até agora dá pra se criar uma enorme expectativa em torno do jogo. O grande diferencial deste Fórmula 1 é o próprio lema do jogo: "Be the driver, live the life...", que significa em português: "Seja o piloto, viva a vida..."(a vida do piloto, óbviamente).
O que significa que você não apenas pilotará as máquinas, mas terá relação com público, entrevistas, mecânicos e tudo mais que cerca a vida de um piloto da categoria.
O jogo poderá agradar tanto aos jogadores mais casuais, que não gostam de mexer em configurações do carro e outras coisas, como os mais hardcores, que mudam várias configurações, desligam controle de tração e todas outras opções facilitadoras que o jogo oferece. Contaremos ainda com os 19 circuitos desta temporada e todas as equipes(mesmo as novatas foram incluidas), sendo assim um jogo completo da categoria. Por todo esse detalhismo acerca do jogo é que o lançamento acontece quando estamos no meio da temporada atual da Fórmula 1.
Outra grande novidade no jogo é o clima dinâmico, que faz mudanças climáticas durante as provas, coisa que não viamos em jogos antigos de Fórmula 1, ao menos não de forma tão significativa. Isso porque não é só algo estético, como na realidade o estilo de pilotagem na chuva deve ser adequado a tal. Confira abaixo um dos videos que demonstram uma corrida na chuva com as possiveis mudanças em relação a jogabilidade:
Como a maioria dos jogos não é perfeito, Fórmula 1 também não. Talvez por falta de tempo hábil, ou talvez por algum outro motivo alguns pequenos "defeitos" já foram apontados desde já: Não haverá safety car ; não haverá volta de apresentação ; não haverá multiplayer com split-screen(ou tela dividida) e também não haverá a famosa cerimônia de pódio, característica essa muito marcante da Fórmula 1.
Confira alguns dos principais pontos sobre a jogabilidade:
- Não haverá Safety Car;
- Não haverá volta de aquecimento dos pneus;
- Não haverá animação de pódio;
- O duto-f não será implementado de forma com que o jogador controle;
- Há um sistema completo de bandeiras, com exceção da vermelha e que não será possível parar a corrida.
- Terá um sistema de deformação e desgaste dos pneus;
- Estratégia de corrida será um fator importante;
- Haverá comunicação de rádio da equipe;
- Não possuirá narração;
- Foi implementado um sistema dinâmico de clima, então poderá haver mudanças de clima durante a corrida;
- A superfície da pista muda de acordo com a quantidade de carros que esteve nela e o clima. Durante tempestades poças irão aparecer em certas partes do circuito;
- Há visão de dentro do cockpit, assim como as outras câmeras que são esperadas em um jogo de Fórmula 1, como a visão da câmera de TV.
- Há um sistema de danos completos, que inclui partes soltas pela pista e deformações de acordo com a batida. Alguns objetos da pista podem se mover e quebrar;
- Não haverá falhas mecânicas para o jogador, mas a inteligência artificial pode sofrer delas.
- O efeito do "vácuo" (slipstreaming/drafting) será simulado;
- Há desgaste do motor;
- Você poderá mudar o balanço aerodinâmico e regime de trabalho do motor enquanto corre;
- Haverá um pequeno menu pop-up para escolha do tipo de pneu para a troca no pit stop;
- Haverá o sistema de flashback e replays;
- A intenção é que todos os volantes sejam suportados, o do Xbox 360 é usado em demonstrações;
- A inteligência artificial será única e de acordo com cada piloto na vida real;
- Oversteer, understeer e wheelspin serão simulados;
- Assistências presentes incluem a linha de direção ideal (driving line), câmbio automático ou manual, assistências de direção e freio.
- Está rodando a 30 fps e 720p;
- Você pode pular para certas partes do circuito para testar o setup;
- Grid girls escaneadas por laser estão no jogo.
O jogo possuirá 3 modos de jogo que serão sub-divididos da seguinte forma: Carrer / Gp Mode (Single Race - Champ Season - Custom Season) e Multiplayer podendo ser jogado em rede local ou online.

Career - "Be the Driver, Live the Life..."
- Você pode escolher entre competir em três, cinco ou sete temporadas;
- Quanto maior for a tempo, mais difícil será. Se você fizer a carreira de sete anos, você começará nas equipes novas como a Virgin e a Hispania;
- Você pode mudar todas as configurações sem restrições durante a temporada, como o nível de dificuldade;
- Na garagem você poderá ajustar o setup do carro, e a estratégia;
- No paddock você será entrevistado por um personagem usando a voz de David Crofts, e haverá uma variedade de respostas para responder as questões. Assim como na coletiva de imprensa (com a voz de Holly Samos). Escolha suas respostas com cuidado, elas poderão afetar sua carreira;
- As perguntas não serão aleatórias, serão a respeito da corrida que acabou de acontecer. Se você tiver se envolvido em um acidente, este será o assunto. Sua resposta pode afetar a inteligência artificial dos outros pilotos. Você pode discutir com a sua equipe;
- Número limitado de pneus para cada grande prêmio;
- É possível pular as sessões;
- 8 motores por ano;
- Quanto melhor seu desempenho, maior será o interesse da mídia;
- O seu carro pode ser atualizado durante a temporada com novas peças;
- O melhor piloto da equipe terá as peças nova primeiro;
- Você terá uma agente;
- Seu engenheiro é sempre o mesmo (voz);
- O engenheiro irá te atualizar com as notícias;
- Os pilotos não mudam de equipe devido a restrição de licença;
- Os números dos carros não irão mudar devido a licença;
- Você será penalizado ao usar o flashback, ganhando menos pontos de experiência;
- Não há testes de pré-temporada;
- Não há como desenhar um capacete;
- Há um sistema de rivalidade, em que você ganha pontos de experiências extra ao vencer seu rival;
- Atualizações não alteram o visual, apenas a performance e física;
- Você pode optar por ativar ou desativar o sistema de bandeiras.

GP Mode (Single Race, Champ Season, Custom Season):
- Você só pode utilizar os pilotos licenciados nestes modos;
- Você pode escolher duração da corrida, pista e piloto;
- Algumas configurações podem ser ajustadas neste modo;
- Quantidade de pneus limitada por GP;
- É possível pular sessões;
- Você escolhe um motor por sessão;
- Em um campeonato você tem limite de 8 motores;
- Você pode optar por ativar ou desativar o sistema de bandeiras.

Multiplayer (LAN, Online):
- Você só pode utilizar os pilotos licenciados neste modo;
- Não há modo de tela dividida (split screen), mas há o "party play" no modo de time trial;
- Os modos são limitados até 12 jogadores;
- É possível escolher se os carros terão desempenhos iguais ou seguirão o grid real;
- Você pode optar por ativar ou desativar o sistema de bandeiras.

Os modos multiplayer incluem:
Pole Position - uma sessão de Q3 onde o jogador com tempo mais rápido vence;
Sprint - uma corrida curta de três voltas com a simulação configurada no mínimo, o grid de largada é aleatório. Vence o primeiro a cruzar a linha de chegada;
Endurance - corrida de sete voltas com desgaste de pneu e alteração das condições da pista, com ao menos um pit stop. Grid de largada decidido aleatoriamente e o vencedor é quem cruzar primeiro a linha de chegada;
Grand Prix - corrida de sete voltas com desgaste de pneu e alteração das condições da pista, com ao menos um pit stop. O grid de largada é decidido em uma sessão de qualificação de 10 minutos, o vencedor é quem cruzar a linha de chegada primeiro;
Custom Grand Prix - modo em que se pode escolher e configurar as opções, pode ser público ou privado.

Faltando 38 dias para o lançamento e com tantas informações só nos resta aguardar, principalmente porque em breve deve haver alguma versão demo para download, ai já dá pra aquecer os motores.
Muitas das informações foram retiradas do Fórum UOL Jogos, caso queira acompanhar o tópico do fórum clique aqui. Aproveito para parabenizar o usuário eFalcon que sempre disponibiliza novidades sobre o jogo.
Quer saber mais sobre o jogo? Acesse o Twitter official: @Formula1game ; ou acesse o Fórum da Codemasters ; ou acesse o Facebook deles.

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